sábado, 26 de setembro de 2009

24 horas - Ana Malhoa e Rita Ferro Rodrigues

Cantora dissipa todas as dúvidas em entrevista intimista


Ana Malhoa é um ícone sexual e essa é a primeira coisa que nos vem à cabeça quando pensamos nela. Profissional, apresenta-se sempre publicamente com uma imagem estudada, cuidada, arrejada em que a sensualidade é claramente, um objectivo. Mas.. e como é a Ana por trás da maquilhaquem e dos fatos colantes e brilhantes? Como é a Ana mãe, a Ana filha...a Ana dona de casa? Essa Ana existe? Descubra comigo


Ana, és lindíssima sem maquilhagem, ao natural. Lindíssima! Adorava ver uma produção tua sem maquilhagem, descalça, T-shirt branca e jeans. Eras capaz?

(gargalhada)...Lá estás tu a dizer que sou lindíssima sem maquilhagem..uma pessoa como tu, habituada a ver-me com e sem maquilhagem a fazer-me esse elogio...fico lisonjeada. Acho que seria extremamente honesto também para o meu público ter essa oportunidade. Talvez um dia a "Vogue" se dispa de preconceitos e me dê a oportunidade..(risos)

A maquilhagem forte, os fatos colantes e brilhantes, as botas compensadas...são um refúgio, são parte de uma personagem ou tu és mesmo assim?

Acho engraçado o facto de tudo o que faço ser um bicho de sete cabeças para algumas pessoas...Existem exemplos internacionais de artistas femininos e masculinos que têm o seu visual para o palco, para aquilo que imaginam fazer enquanto artistas..e porque é que eu não o posso fazer? Por ser portuguesa? Por ser popular? Por ser "Malhoa"? Pois, enquanto artista faço o que gosto de fazer, visto o que acho que tenho de vestir, maquilho-me, danço e canto sem me trair a mim própria. Não gosto de ser mais nem menos que outros, apenas gosto de ser diferente!

Representas uma mulher forte que sabe o que quer e que não teme a sua sexualidade. Isto correspondes aquilo que ès?

Sim. Considero-me uma mulher forte, sem preconceitos e tabus, não temo a sexualidade e julgo que a mulher actual também é uma mulher com menos preconceitos, por ser mais informada, pelos próprios valores da nossa educação também passaram por uma maior comunicação com os nossos pais, amigos....Considero-me uma mulher forte, como tantos outros exemplos de mulheres portuguesas que lutam de coração por aquilo que mais gostam de fazer.

Já te despiste várias vezes para a capa das mais variadas revistas masculinas, Essas capas são sempre números esgotados. O que pensas do facto de existirem tantos homens - e certamente algumas mulheres - a quererem ver-te nua?

Vejo isso de uma forma natural. Repara: uma coisa tem que ver com o ser humano, é a atracção, é a curiosidade da figura pública, é o desejo e até a crítica que leva as pessoas a procurarem as revistas masculinas...(pausa). O mais curioso é que normalmente sou mais abordada pelas jovens e mulheres mais maduras para felicitarem e encorajarem no meu trabalho. Também acho que as pessoas têm muita curiosidade por todo o meu trajecto artístico, por ter começado a cantar muito pequenina, por quererem acompanhar tudo o que faço...

Esses trabalhos são pagos ou é para ti pura promoção e prazer?

(risos) Faço com muito prazer, tenho promoção e sou paga! Ao contrário do que já foi escrito, jamais me despiria para " Playboy" sem ter cachet...independentemente de isso ser um sonho...E que fique esclarecido: foi a " Playboy" que nos contactou. Agora de valores não falo: o contracto é sigiloso...Se tinha esse desejo de fazer uma capa da " Playboy "? Tinha. Mesmo antes da revista estar em Portugal já o tinha afirmado...mas isso não exclui cahet!

Tens uma imagem tão estudada, tão profissionalmente cuidada que às vezes não temos a certeza se existe uma "Ana Mulher Comum" que leva a filha à escola, cozinha para a família, vai à mercearia...Existe?

(gargalhada) Existe, claro que existe! Assim como existem médicos, juízes, bancários que na sua hora de trabalho têm que vestir a bata, o fato, a gravata...mas antes e depois são pessoas comuns! Acordo bem cedo para cuidar da minha filhota, sinceramente não tenho muito jeito para cozinhar mas tenho a sorte de ter um marido que adora! Vou ao supermercado...tento gerir da melhor forma a minha vida profissional e pessoal...

E essa Ana sai á rua "de cara lavada"?

Claro que sim! E acho engraçado quando as pessoas me vêem assim, num restaurante, no supermercado, no meu dia-a-dia e dizem-me " mas você ainda é mais bonita ao vivo do que na televisão"!!! Acho isso o máximo porque ficam admiradas com a simplicidade...com o facto de me verem de outra maneira.

A tua filha é espertíssima, muito bonita e excelente aluna. É fácil ou díficil ser filha da Ana Malhoa? Como achas que a Índia lida com a tua exposição pública e com as tuas ausências profissionais?

A Índia é realmente uma menina esperta e sociável, acho que até nisso sou abençoada e protegida...(pausa) Fácil não é...mas também não é difícil! Sempre a eduquei com base na realidade de toda a minha vida, nunca escondi nada à minha filha. Existe muita comunicação entre nós e ela tem tido um papel muito importante até na minha vida profissional, porque compreende as minhas ausências, encara tudo com muita maturidade.

Todas as mulheres portuguesas gostariam de ter um marido como o teu. Um verdadeiro companheiro! Ele, além de te apoiar em todos os actos que promovam a tua actividade profissional, ajuda-te todos os dias a cumprir o teu sonho...cantar e encantar...Tens consciência da sorte que tens, mulher?

Tenho consciência...tal como tu dizes, ele é "o verdadeiro companheiro"! É muito especial....(emocionada) gostaria eu que todas as mulheres tivessem uma pessoa a seu lado que as ajudasse a realizar os seus objectivos. Tem sido um impulsionador da minha carreira. É muito organizado e trabalhador, ciente dos seus objectivos...mais reservado que eu, mas extremamente criativo. O resto não vale a pena dizer...eu digo-lhe depois (gargalhada)

Nunca te vi queixosa ou com lamentações de excesso de trabalho. Nunca. Parece que quanto mais atarefada andas mais feliz te encontro...

É a verdade, Já me conheces e sabes que não gosto de me enaltecer e custa-me um pouco falar do que sou, mas se há coisa que eu gosto é de trabalhar. A minha paixão pela minha profissão é gigantesca. Quero estar sempre a trabalhar...shows, produção de um CD, do visual, as sucessivas promoções dos "álbuns", sessões fotográficas...Sou muito feliz e odeio aqueles discursos lamenchas das "coitadinhas"...O reconhecimento e carinho do meu público tem sido energético e muito reconfortante.

Ana, o céu é o limite e eu sei que não vais deixar de batalhar por uma carreira internacional. Como anda essa "guerra"?

Esse é o meu objectivo. Acredito muito em mim, no meu trabalho e quando apostam em mim, dou tudo por tudo. Tenho estado a trabalhar nos Estados Unidos nesse projecto e espero que se realize em breve.

Rezas? Com quem falas?

Acredito muito em Deus e tenho a minha filosofia de vida. Gosto de meditar sobre o meu dia e os meus objectivos e tenho a minha mãe sempre comigo....(muito comovida). Agora fizeste-me chorar, tonta....
In 24 horas, de 23 de Setembro de 2009

1 comentário:

  1. Gostava de ver muitas mais fotos tuas descalça, pois pelo que já vi em certas (mas antigas, infelizmente) fotos, tens pés deliciosos merecedores de serem mostrados. Especialmente para quem, como eu (e tantos outros homens) tem fetiche por belos pés femininos. Para quando teremos essa prenda especial, Ana? Beijo-te os pés.
    Fernando-Porto

    ResponderEliminar